segunda-feira, 21 de julho de 2014

O "Não" de Deus

Quem gosta de receber um "não"? de criar expectativas em relação a algo e se frustrar com a resposta negativa? Creio que ninguém!

Me lembro de uma vez em que pedi a meu pai para dormir na casa de uns amigos e ele me disse "não", fiquei triste e frustrado, depois de muita insistência ele permitiu que eu fosse para casa dos amigos mas que retornasse para dormir em casa, foi uma noite muito divertida, de jogos e chocolate quente, me empolguei com o jogo e de madrugada lembrei que tinha que voltar pra casa, pensei: "meu pai vai me matar".
Cheguei em casa, pulei a janela da sala (que sempre ficava aberta), entrei no quarto, meu pai estava deitado na cama e quando me viu perguntou: "uai, você não ia dormi lá?", foi engraçado!

Meu pai nunca foi de me dizer "não", depois que ele e minha mãe se separaram, eu e ele nos aproximamos muito, dormíamos juntos, meu pai sempre confiou em mim, me deixava sair com amigos, dormir fora, etc. Aquele dia, levar um "não" de meu pai foi frustrante, mas quando cheguei em casa e ouvi ele dizer aquilo, fiquei feliz por ter obedecido e o honrado.

Mas nossa reação com o "não" nem sempre é positiva, na maioria das vezes nos iramos, desesperamos, batemos o pé, nos entristecemos, porque o que realmente queríamos era o "SIM"

Vamos falar agora sobre o "SIM", aaaah, o "sim", coisa boa, todo mundo gosta de receber um sim, ser aprovado em uma entrevista de emprego, ser aceito pela pessoa amada ao pedido de namoro, ganhar de seus pais aquele presente que tanto pediu, e principalmente, receber de DEUS o que tens pedido em oração.


Em Números 11, o povo de israel estava reclamando a Deus e a Moisés sobre o Maná que caia do céu, que eles já não aguentavam mais comer maná, era maná no café, no almoço, na janta, na madrugada, sentiram saudades das carnes que comiam no Egito, e o texto diz que sentiram falta até dos alhos e das cebolas (Nm 11:5), já vi gente sentir falta de tudo, mas de alho é a primeira vez, mas enfim, eles sentiram falta e murmuraram, o texto diz que todas as famílias estavam se queixando, repito, TODAS as famílias (Nm 11:10). Moisés sem saber o que fazer com aquela situação, foi falar com Deus. Resultado:

"Diga ao povo: Consagrem-se para amanhã, pois vocês comerão carne. O Senhor os ouviu quando se queixaram a ele, dizendo: ‘Ah, se tivéssemos carne para comer! Estávamos melhor no Egito! ’ Agora o Senhor lhes dará carne, e vocês a comerão. Vocês não comerão carne apenas um dia, ou dois, ou cinco, ou dez ou vinte, mas um mês inteiro, até que lhes saia carne pelo nariz e vocês tenham nojo dela, porque rejeitaram o Senhor, que está no meio de vocês, e se queixaram a ele, dizendo: ‘Por que saímos do Egito? ’ " Números 11:18-20

Radical não? mas a história não acaba por ai.

 "Depois disso, veio um vento da parte do Senhor que trouxe codornizes do mar e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as direções até num raio de uma caminhada de um dia. Durante todo aquele dia e aquela noite e durante todo o dia seguinte, o povo saiu e recolheu codornizes. Ninguém recolheu menos de dez barris. Então eles as estenderam para secar ao redor de todo o acampamento. Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do Senhor acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível." Números 11:31-33

Esse texto me ensina grandes lições, a primeira é sobre o "SIM" de Deus, eu imagino o povo feliz quando viram que suas orações (reclamações no caso) foram atendidas, estavam lá codornizes, carne fresca, "obrigado Deus pois hoje faremos aquele churrascão, maná nunca mais", talvez fosse esta a sensação do povo naquele momento, Deus havia dito SIM, mas esse SIM trouxe consequências, Deus não estava feliz com a murmuração do povo, Deus estava triste por eles não serem grato pelo maná, que era o melhor de Deus para eles, e junto com a carne, veio a praga, a ira do Senhor e muitos morreram.

A segunda lição que tiro é sobre o "NÃO" de Deus, o que aconteceria, se o povo tivesse reclamando, mas Deus simplesmente dissesse que não, que não ia ter carne? Creio que N.A.D.A, embora o coração daquele povo fosse ingrato, ninguém morreria.

Vejo hoje em dia, as pessoas se desesperando quando recebem um não de Deus, quando uma porta se fecha, quando um relacionamento não dá certo, quando os sonhos parecem estar cada vez mais distantes, pessoas que se entristecem com Deus, e pergunta, "Senhor, por que não me ajuda? por que não me abençoa? porque não abre aquela porta? por que não me diz "SIM"?

Sabe o que eu aprendi?

Que o "NÃO" de Deus é a melhor resposta que ele poderia nos dar, o não de Deus não tem consequências, o não de Deus é prova de cuidado, de amor, o não de Deus é livramento, sempre!

Com este texto, aprendo, que devo me preocupar não é com o "não" de Deus, mas com o "SIM", as vezes Deus nos dá algo, porque esta cansado da gente reclamar e não esperar o melhor dele.

Talvez, você que esteja lendo esse texto, sofreu muito por um "não" de Deus na sua vida, mas quero que saiba, que foi a melhor coisa que já te aconteceu, agradeça a Deus por esse "não", agradeça a Deus por ele não ter dito sim e hoje você estar sofrendo a consequência desse sim,  sabe por quê? Porque Deus vê além, Deus tem o MELHOR!

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei."  Isaías 55:8-11

Um comentário:

Helen disse...

Senti a essência do seu texto!!! Compartilho de diversas opiniões. Primeiro, quanto ao lance do seu pai, relaciono com o nosso livre arbítrio... todos os dias temos a opção de ir pra longe de Deus e, acredito que Ele se surpreenda se maneira positiva quando optamos por obedecer, quando escolhemos buscar a santidade! *_* e quanto às reflexões sobre o NÃO, realmente precisamos agradecer as portas fechadas e buscar, amar e adorar a Deus independente das circunstâncias, pq o que Ele já fez é muito mais que suficiente! #Deusdeamor �� Parabéns pelo texto! Bem escrito, claro e bem fundamentado! Que chegue aos corações que anseiam por essa palavra! Deus continue te usando brother! ;)

A vida segundo Super Mário parte 2 - próximo nível

Em Junho de 2014 escrevi um texto no meu blog chamado "a vida segundo super mário" baseado em uma experiência de aconselhamento ...