sábado, 7 de junho de 2014

A vida segundo Super Mario

Quem lembra do lendário jogo de super nintendo Super Mario World? O famoso encanador Mario e seu irmão Luigi partem em uma aventura a resgate da princesa Peach que foi sequestrada pelo vilão Browser. Sucesso em todo mundo, mais de 20 milhões de copias foram vendidas e foi uma de minhas diversões na adolescência.

É preciso mencionar esse famoso jogo para dar inicio ao post, pois iremos refletir em algumas coisas sobre nossa vida.

Mês passado estive no Rio de Janeiro para contar meu testemunho missionário em um congresso de missões chamado "Sim, todos somos vocacionados" e fiquei a disposição em aconselhar jovens que estivessem com dúvidas em relação ao seu chamado e vocação.

Surpreendentemente muitos jovens me procuraram, confusos, mas com o coração completamente quebrantados e dispostos a dar inicio a obra missionária, para dizer "Sim" ao chamado de Cristo em suas vidas. Uma dessas jovens foi Júlia, confusa se deveria ou não abandonar a faculdade para servir em missões, pois ela já havia entendido que Deus tinha um chamado para a vida dela.

Então, para aconselhar esta jovem usei como exemplo o nosso querido Super Mario em sua aventura para salvar a princesa e quero agora compartilhar com vocês.

Mario enfrenta uma longa jornada para chegar ate o castelo 10, o último castelo, onde esta o vilão, o chefão Browser. Mas para chegar ate lá o caminho não foi nada fácil, ele teve que enfrentar diversas dificuldades passando de fase em fase, enfrentando a água, o fogo, a floresta, o gelo, enfrentando mundos diferentes, com adversários diferentes, tartarugas, fantasmas, bala perdida e ate um jogador de futebol americano que tenta a todo custo o derrubar, Mario entra em nove castelos e enfrenta seus chefões, foi um longo caminho, a tarefa não foi fácil.

Imaginem se Mario na primeira fase conseguisse encontrar uma passagem secreta que o levasse diretamente ao ultimo chefão sem que ele precisasse passar por todas as fases ele conseguiria derrota-lo? Talvez os jogadores mais "viciados" diriam que sim, mas duvido muito que alguém conseguiria, mas por quê? Porque não aprendeu os macetes para matar o chefão que é ensinado durante as fases do jogo e também porque muitas muitas coisas ainda precisariam ser desbloqueadas (os tijolos coloridos por exemplo).

Da mesma forma acontece com nossa vida, a vida é feita de fases, e cada fase da vida é importante para aprendermos, nos capacitar para aquilo que Deus quer de nós lá na frente, assim, talvez, na vida de Júlia a fase era de aprender, de estudar, de se preparar e se capacitar para depois ir pro campo, ir direto pro chefão sem ter aprendido os macetes não é a melhor opção. Isso acontece também na sua vida talvez você não entenda as coisas que estão acontecendo hoje com você, mas lá na frente você entenderá. Eclesiastes 3 fala exatamente sobre isso.

Mas as lições de Super Mario não acabam por ai, Mario não era imortal! Durante todo jogo, diversas vezes Mario era derrubado, caia, morria, mas toda vez que Mario morria ele voltava no inicio da fase para tentar mais uma vez.

Você como um bom jogador, se após ter morrido você jogasse exatamente da mesma forma que jogou anteriormente o que iria acontecer? Iria morrer de novo, no mesmo lugar, do mesmo jeito. Para passar de fase, não bastava apenas recomeçar era preciso mudar a estrategia, mudar as atitudes.

Durante nossa vida, sofremos muitas quedas, sofrimentos e decepções, mas não se trata de quantas vezes apanhamos, mas sim o quanto iremos aguentar apanhar e continuar de pé. Talvez na sua vida você tenha sofrido algo assim, tenha sido derrubado pelas adversidades da vida, e talvez você até tenha o desejo de recomeçar, mas não adianta nada recomeçar e jogar do mesmo jeito, é preciso mudança, mudar as estrategias e consequentemente suas atitudes.

Mario nos ensina que a vida não é fácil, que os obstáculos existem e que eles são necessários em nossa vida para crescermos e a cada dia alcançar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Somos nós, como vasos nas mãos do oleiro, sendo forjados por Ele.

Louvado seja o nome do Senhor.

3 comentários:

jhonata disse...

quão bom é viver com Cristo, ele que nos ajuda e nos fortalece , achei muito bom a metáfora de Mario com nossas vidas.
****

gostei muito do seu blog e estou visitando através UBE , JÁ ESTOU seguindo , se puder retribui , ficarei muito grato http://jesusadoradores.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Aposto q Julia não esqueceu! Parabéns Andrei ... Prossiga!

Unknown disse...

Parabéns meu amigo. Deus abençoe sempre!

A vida segundo Super Mário parte 2 - próximo nível

Em Junho de 2014 escrevi um texto no meu blog chamado "a vida segundo super mário" baseado em uma experiência de aconselhamento ...