sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Fracasso

Recentemente assisti o filme Star Wars – Os Últimos Jedi, sucesso em todo mundo, a franquia Star Wars conseguiu números impressionantes e históricos com seus filmes, sua marca e seus produtos, sucesso é a palavra que define Star Wars, entretanto, com o lançamento do episódio VIII, Star Wars – Os Ultimos Jedi, a palavra que o define é : FRACASSO

Esperei um tempo para escrever este texto para dar tempo das pessoas assistirem o filme no cinema, este texto conterá pequenos spoilers sobre o filme.

Fracasso define muito bem esse filme, não porque o filme é ruim, ou porque não foi bem nas bilheterias, mas pelo fato de ser presente no filme, quase como um personagem importante. O maior exemplo de fracasso está na figura do personagem Luke Skywalker, que após toda sua jornada para se tornar um Jedi (episódios IV, V e VI) finalmente se tornou um mestre Jedi e agora tinha uma missão muito forte, treinar outros Jedi, mas após um incidente, um fracasso, Luke abandonou tudo e se escondeu em uma ilha, fugindo de tudo e de todos.

 Anos se passaram até que a menina Rey o encontrasse, para que ele a pudesse ensinar a ser uma Jedi e utilizar a força, mas Luke renega seu chamado, por conta dos fracassos do passado.

Isso me chamou muito atenção, seria possível negarmos nosso chamado, nossa vocação, por conta de um fracasso? A resposta é sim e isso acontece com mais frequência do que possamos imaginar.

Algo parecido aconteceu com Pedro, discípulo de Jesus, em um determinado momento, após a morte de Jesus, Pedro estava no mar da Galileia e disse “vou pescar” (João 21:3), mas o que há de mal em ir pescar ou o que aquela frase de fato significa?

Pedro naquele momento estava quebrado, ele havia fracassado, seu mestre estava morto e para piorar ele só havia cometido erros atrás de erros, sendo o principal ter negado a seu mestre três vezes.

Antes de ser convidado por Jesus a ser discípulo, Pedro tinha uma profissão: Pescador, foi no exercer de suas funções, em um dia de trabalho, quando Jesus o encontrou as margens do mar da Galileia em Lucas capítulo 5, após um trabalho ruim onde não havia pescado nada, Jesus aparece e pede para que eles lançassem a rede para o outro lado, foi ai que um milagre aconteceu e a rede voltou cheia de peixes, após esse momento Jesus convidou Pedro e seus companheiros para que se juntasse a ele, em sua nova vocação: Pescador de Homens

Quando Pedro diz: “vou pescar” após a morte de Jesus, após ter vivenciado vários fracassos pessoais, Pedro renega seu chamado e volta a pescar peixes, volta a sua antiga profissão, assim como Luke se escondeu em uma ilha. Pedro não se achava digno e muito menos capaz de continuar sua vocação assim como Luke.

Foi necessário a interversão do Mestre para que ambos conseguissem encontrar seu caminho: Luke recebe a visita de Yoda, seu mestre, que havia morrido, mas que aparece para ele e o ensina muitas lições, incentivando-o a continuar.

 “Melhor professor, o fracasso é” Mestre Yoda

 O mesmo aconteceu com Pedro, após retornar da pesca, onde nada havia pescado, um homem apareceu na margem do mar da Galileia, perguntou se haviam pescado alguma coisa e mandou jogar a rede do outro lado, quando puxaram as redes elas estavam cheias de peixes, foi nesse momento que Pedro reconheceu que aquele homem era seu mestre, Jesus.

 Eu fico imaginando, Jesus tinha todos os momentos para escolher aparecer para Pedro e seus discípulos, mas escolheu exatamente aquele momento, naquele mesmo lugar, onde três anos atrás ele apareceu para aqueles mesmo discípulos e fez aquele mesmo milagre, convidando os para serem pescadores de homens, Jesus queria que Pedro se lembrasse daquele momento, que ele não era pescador de peixes e sim de homens (João 21: 4-17)

Então Jesus, que havia morrido, tem um diálogo com Pedro, ensina a Pedro uma lição acerca do amor Dele e seu chamado.

“Pedro tu me amas? Apascenta minhas ovelhas” Jesus

É incrível, impressionante a semelhança entre as duas histórias, eu fico fascinado quando coisas assim acontecem, o fracasso é um tema muito presente em nossas vidas não é mesmo? Quem nunca desistiu de um projeto, de um sonho, por causa de um fracasso? Este texto é pra você, é uma resposta de Deus de que não devemos desistir de nosso chamado, de nossa vocação por causa dos fracassos, como diz Yoda “Melhor professor, o fracasso é” ele nos ensina lições importantes, nos tornam mais fortes.

Talvez você seja Pedro ou Luke, fugindo do seu chamado, paralisado por contas de seus fracassos. Tanto Pedro, quanto Luke, após entenderem que os fracassos não os podiam paralisar e que eles ainda tinham uma missão a cumprir, fizeram coisas EXTRAORDINÁRIAS, muito além do que possamos imaginar e é isso que Deus quer fazer com você!

Nenhum comentário:

A vida segundo Super Mário parte 2 - próximo nível

Em Junho de 2014 escrevi um texto no meu blog chamado "a vida segundo super mário" baseado em uma experiência de aconselhamento ...