sexta-feira, 21 de junho de 2019

O Verdadeiro discípulo


Oi pessoal, tudo bem?

Por alguma razão, muitos passaram a acreditar que alguém pode ser “cristão” sem ser como Cristo. Um “seguidor” que não segue. Um cristão não praticante. Isso faz sentido? Muitas pessoas na igreja decidiram carregar o nome de Cristo e nada mais. Seria como se Jesus fosse até aqueles primeiros discípulos e dissesse: “Ei, caras, será que vocês se importariam de se identificar comigo de algum modo? Tipo, não se preocupem, eu realmente não me importo se vocês farão ou não as coisas que eu faço, se vão ou não vão mudar seu estilo de vida. Estou apenas à procura de pessoas que estejam dispostas a dizer que creem em mim e a se autodenominar cristãos”.

Fala sério né!

Ninguém pode realmente acreditar que ser cristão se resume a isso. Por que, então, tantas pessoas vivem assim? 

Parece que nós perdemos de vista o que significa ser seguidor de Jesus.

O conceito de discípulo não é difícil de entender, porém afeta tudo. A palavra discípulo se refere a um estudante ou aprendiz. Nos dias de Jesus, os discípulos seguiam seu rabi (que significa “mestre”) para onde ele fosse, aprendendo com seu ensino e sendo instruídos a fazer o que ele fizesse. Basicamente, o discípulo é um seguidor, mas é preciso entender esse termo, seguidor, de forma literal. Tornar-se um discípulo de Jesus consiste simplesmente em obedecer ao seu chamado para segui-lo.

Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, eles talvez não compreendessem para onde Cristo os levaria, nem o impacto que isso teria em sua vida, mas sabiam o que significava seguir ele. Eles entenderam o chamado de forma literal e começaram a ir para todo lugar onde Jesus ia e a fazer tudo o que ele fazia.


Assim como os primeiros discípulos, precisamos seguir a Jesus de verdade, vivendo os seus ensinamentos na prática.

Você tem sido um discípulo de Jesus ou apenas se identificado com ele?

O discípulo verdadeiro tem algumas características práticas.

A primeira delas é que o discípulo permanece na palavra:

João 8:31-32 "Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: — Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará."

Conhecer a Palavra inclui guardar seus preceitos e viver o que é ensinado. Isso nos leva a conhecer a verdade, e ela liberta.

A segunda característica do discípulo verdadeiro é que ele AMA.

João 13:35 Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.

Amar é um verbo. Verbo é ação não um sentimento. Por isso, Ame! O discípulo verdadeiro também se submete a ordem do Senhor:

João 14: 15 — Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. 

O Discípulo verdadeiro também perdoa:

Mateus 6:14-15 — "Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês."

E por fim, O discípulo verdadeiro abandona práticas pecaminosas e se volta para O Senhor. Em Isaías 55:7 lemos "Que o ímpio abandone o seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar."

Lembre-se sempre, o verdadeiro discípulo vive uma vida Nova! Pois se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Pense nisso!
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

A vida segundo Super Mário parte 2 - próximo nível

Em Junho de 2014 escrevi um texto no meu blog chamado "a vida segundo super mário" baseado em uma experiência de aconselhamento ...