quinta-feira, 27 de junho de 2019

Nós Atados

    “Significado da palavra Nós: plural de nó; junção entre dois ou mais indivíduos ou objetos; primeira pessoa do plural.”


No meio Teológico, estudamos a existência de Deus como um ser Triuno, ou seja, três em um. Deus é três em um, sendo assim, Ele é uma família, Ele é uma comunidade e nos criou para sermos assim, todos um só.

Na criação Ele diz: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. Essa frase nos remete que deveríamos ter essa semelhança com Deus, sendo um só uns com os outros e um só com Ele. Tanto que, a criação no original diz assim: Criou Deus Adão, Macho e Fêmea os criou.

Um dos significados de Adão é Homem ou Humanidade. Quando Deus cria, chama os dois por um nome só, ou seja, éramos todos um só. Só Depois dessa narrativa da queda é que vemos a primeira vez o nome Eva.

O primeiro pecado que entrou na humanidade, tem uma raiz que vai além da desobediência ou rebeldia. O que o diabo fez foi dividir aquilo que era um só ser. E para isso ele coagiu a mulher a sentir o EU antes do Nós.
Movida por seu Ego na vontade de se tornar “igual a Deus”, ela comeu do fruto, convenceu seu parceiro, que também comeu pelo mesmo motivo, deixando de ser um só com Deus e um só um com o outro.

Após a queda do homem pelo seu orgulho, a humanidade sentiu a dor da SEPARAÇÃO do mesmo ser e passou a ser escravizada pelo individualismo, egoísmo, egocentrismo, etc.
Isso nos prova duas necessidades humanas base: Necessidade de vida social e a necessidade de uma divindade (religião). Isso mostra que, mesmo sem saber, a sociedade sente um vazio que só é suprido em Deus, o que seria Nos Atarmos novamente

Por conta dessa SEPARAÇÃO, Deus, que é um só com Jesus e com o Espírito Santo, decide despir-se de sua glória e tornar-se humano para abrir e mostrar o caminho da unidade novamente, e Ele resume tudo em 2 mandamentos: Amarás a Deus sobre TUDO e ao próximo como a TI MESMO. Marcos 12: 30 e 31.
Mas para abrir esse caminho, Deus precisou passar por todas as dores humanas, levando nossos pecados. Sofreu tudo o que podemos imaginar, Tristezas, fome, tentação, humilhação, prisão, açoite e morte (a mais vergonhosa e humilhante da época).

Mas existia uma coisa que Deus nunca Havia sentido: A DOR DA SEPARAÇÃO. Deus sempre foi três em um. Mas o pecado traz separação. Jesus não pecou, mas na cruz, estava levando todos os nossos pecados, e então em um momento doloroso para o próprio Deus, Jesus em agonia diz: “Deus meu, Deus meu, porque me abandonas-te?”. Deus, para nos fazer um novamente, passou pela dor da separação.

Deus Tanto quer nossa eterna unidade, que Ele mesmo quando estava na Terra como Jesus, disse: “Eu estou indo para o Pai de onde vim, mas não os deixarei órfãos... É melhor que eu vá, pois se Eu não for o consolador não virá.”.
Jesus foi predito como o Emanuel, Deus conosco. O que nos faz pensar o quão maravilhoso deve ter sido andar com Jesus, conversar com Ele, poder vê-lo fazendo milagres. Como deve ter sido bom ter o Deus Conosco.
Mas Jesus disse que era melhor Ele ir, porque assim, o Deus conosco iria embora, mas agora nós teríamos novamente o DEUS EM NÓS!
Agora, por meio do Deus conosco, podemos viver novamente o Deus em nós, como era no princípio.
Agora  podemosa atar novamente os Nós, e para isso, o Eu precisa deixar de existir, pois onde existe o NÓS, deixa de Existir o EU.
Paulo nos leva a refletir sobre esse renovo da unidade mostrando que, depois da redenção em Jesus, nos tornamos um só corpo cujo Cabeça é Cristo, ou seja, Todos nós somos um só novamente, e isso nos faz pensar em como devemos agir como um só.

Sua luta não deve ser mais sua, mas sim nossa luta, bem como suas tristezas, dívidas, angustias, bênçãos, dinheiro, casa, tudo deixa de ser meu ou seu para ser nosso.

O problema é que mesmo em meio ao que deveria ser o corpo de Cristo, muitos ainda estão na vida escrava do individualismo, deixando de cumprir o nós, não sendo bons mordomos nesta vida e automaticamente descumprindo o mandamento de Amar o próximo como a nós mesmos.

"Quando nos machucamos, todo o corpo se projeta e trabalha para defender e curar o membro enfermo, e quem manda o comando para isso é o cérebro, a cabeça."

Se Jesus nos fez um só corpo novamente, porque quando há um membro machucado (caído) pensamos logo na exclusão? Jesus sendo o cabeça, com certeza dá a ordem de amar, cuidar de cada membro, ou seja, a falta de amor e do cuidado entre os irmãos nada mais é do que nós deixando ser EU novamente.
Se recebemos a Cristo, recebemos o Espírito Santo, que é o mesmo sendo um com cada um de Nós, por isso, quando discutimos, dividimos, excluímos, estamos deixando de ser um com Deus, não ouvindo o Seu querer.

Que você possa deixar de existir, suas vontades e seus desejos sejam extintos para que as NOSSAS vontades, NOSSOS desejos e o NÓS possa ser possa governar tudo o que somos e fazemos. Só assim, novamente estaremos Nós, Atados!



Pr. Ricardo Olsen

Um comentário:

Andrei Luccas disse...

Benção Pr. Ricardo.
Excelente abordagem teológica

A vida segundo Super Mário parte 2 - próximo nível

Em Junho de 2014 escrevi um texto no meu blog chamado "a vida segundo super mário" baseado em uma experiência de aconselhamento ...