terça-feira, 21 de março de 2017

Por que Seguindo a Melodia? A história do blog

Muitos tem me perguntado o porque do nome do blog ser "Seguindo a Melodia"

Vou aproveitar esse post para contar um pouco da história do blog, suas origens, explicar o conceito de "Seguindo a melodia" e fazer uma reflexão.

A Origem:

Eu cresci no Mato Grosso, e desde os 12 anos sou cristão, desde 14 anos sou envolvido com música, nessa idade aprendi meu primeiro instrumento musical, e as referências que tinha na época eram bandas evangélicas, em especial o cantor PG.

Em 2009, com 15 anos, me mudei para Brasília e pela primeira vez me encontrava em uma cidade grande, cheguei algumas semanas antes do aniversário de Brasilia, que na época tinha vários shows na esplanada dos ministérios, inclusive shows gospel, vários cantores que eu gostava reunidos em um só dia, para mim, que vim do interior do MT e que nunca tinha visto nenhum desses cantores de perto, foi algo super empolgante. Depois disso comecei a entrar nos sites dos cantores, bandas que eu gostava, para ver quando estariam em Brasilia, e percebi que o número era grande.

Foi nesse contexto que resolvi criar pela primeira vez o blog, a ideia era juntar todos esses shows que eu pesquisava na internet, e colocar no meu blog, divulgar onde teriam os shows gospel em brasília. Com essa ideia consegui muitas visualizações no blog, coloquei novos conteúdos, Cds gospel para baixar (não me orgulho disso, eu era uma criança) e algumas séries sobre estilos musicais diversos cristãos.

Porém em 2012 eu fui para o campo missionário em Recife-PE, trabalhar em um projeto com dependentes químicos, quem me conhece sabe muito bem disso, e então meu blog ficou "desativado" por 2 anos.

Enquanto estava em Recife, criei um blog para o projeto, e ali via meu coordenador escrever várias reflexões bíblicas, dinâmicas, que tinha a ver com nosso dia a dia no projeto. Isso me encantou muito, até que um belo dia, resolvi escrever um texto no blog do projeto, uma reflexão, fazendo uma analogia do filme "As aventuras de PI".  Recebi vários elogios do meu coordenador e de todos que leram o texto, fui incentivado a continuar escrevendo, então escrevi mais dois textos e o feedback foi muito positivo.

Porém em 2014 eu saí do projeto em Recife e me mudei para Belo Horizonte, não fazia mais sentido escrever no blog do projeto em Recife se eu não estava mais lá, porém, ainda tinha o desejo de continuar escrevendo essas reflexões, com intuito de edificar pessoas.

Foi aí que lembrei do "falecido" Seguindo a melodia... Apaguei todas as antigas postagens, dei um "reset" no blog e comecei a escrever minhas próprias reflexões.

Atualmente você pode ter percebido que o blog está com uma nova roupagem, com novos conteúdos além das tradicionais reflexões. Essa nova ideia surgiu para manter o blog sempre com conteúdos novos, pois, não é tão simples como parece escrever uma nova reflexão, e eu particularmente tenho um carinho muito grande por cada reflexão feita no blog, são sempre situações onde Deus fala comigo e eu tento passar de uma forma mais dinâmica e interessante possível: como "A vida segundo super Mário", "Partida de Xadrez", "O Não de Deus", "Continue a Nadar" entre outros. Os novos conteúdos como as 'Reviews' e as "Dicas" são coisas mais do meu dia a dia, coisas que eu acho interessante e desejo compartilhar com vocês.

Por que seguindo a melodia?

Para explicar esse conceito eu preciso falar sobre musica, mas não vou utilizar termos complexos, vou falar do meu jeito, de uma forma popular para facilitar o entendimento.

Para que possamos construir uma música é necessário: Melodia, Ritmo, Harmonia e se necessário Letra

O ritmo é a marcação do tempo de uma música, é assim que identificamos se a musica é um Forró, Sertanejo, Funk, Rock etc, pelo seu ritmo. A Harmonia é o conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo na musica, toda música tem uma sequencia de notas, tocadas juntas, um violão e um teclado tocando juntos estão fazendo harmonia, por exemplo. 

A melodia é aquilo que identifica uma música, é a sua cara, a forma como é cantada dentro do tempo.  Para você entender, imagine a musica "Parabéns pra você", comece a canta-la, agora em vez de cantar a música com a letra original, cante ela "cantarolando" utilizando apenas "Lalala". Isso é a melodia da musica, é possível identifica-la apenas cantarolando.  É assim que surgem as paródias por exemplo, eles modificam a letra, mas mantém a mesma melodia. Assim você sabe de qual musica é essa paródia facilmente. 

Pensando nisso, em uma melodia pode ser escrita qualquer coisa, eu particularmente antes de escrever minhas musicas, primeiro crio melodias e harmonias que acho interessante e depois encaixo alguma letra bacana. 

Essa é a ideia do "Seguindo a Melodia", você ser capaz, de escrever a sua própria letra.

A Melodia é a VIDA que é dada para todos nós, mas temos liberdades de escrever nossa letra, nossa história, seguindo a melodia, seguindo o fluxo da vida.

Não perca tempo tentando escrever letras iguais de outras pessoas, Deus nos dá a liberdade de escrevermos nossas próprias canções, a boa notícia é que Ele quer escrever essa canção com você! 

Então é isso pessoal, ta ai, explicado. 

Tem algo que queira comentar? deixe aqui embaixo, será um prazer ter sua participação.








Nenhum comentário:

A vida segundo Super Mário parte 2 - próximo nível

Em Junho de 2014 escrevi um texto no meu blog chamado "a vida segundo super mário" baseado em uma experiência de aconselhamento ...